É a aplicação de técnicas específicas para identificar problemas de acuidade visual como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. A optometria é a tecnologia responsável pela saúde ocular, especialmente de todos os aspectos relacionados com a medição da visão: graduação de óculos e lentes de contato, detecção precoce, funcionalidades visuais e, definitivamente, tudo o que está relacionado à saúde, mas não do ponto de vista médico e sim dos parâmetros de medição (o termo optometria acrescenta o sufixo metria, que significa medida).

A optometria vai além de uma simples adaptação de óculos ou lentes de contato. De fato, esta disciplina aborda a prevenção, detecção e correção das diferentes anomalias visuais.

A optometria apresenta várias áreas específicas: baixa visão, contactologia, visão binocular, patologia ocular ou campimetria. Todas elas determinam aperfeiçoar a visão do paciente até que se encontre uma solução técnica para sua limitação visual.



O que o optometrista faz?

O optometrista é o profissional do cuidado primário da visão. Ele realiza exame de avaliação e detecta distúrbios visuais e suas causas, para então encaminhar o paciente para o médico especialista. Aplicando os conhecimentos que tem sobre a fisiologia dos olhos, prescreve exercícios e orienta pacientes em relação ao uso de lentes ou óculos que corrigem e compensam as deficiências visuais. Pode, ainda, realizar um trabalho preventivo por meio de campanhas de conscientização. Atua em ópticas, empresas, escolas, hospitais e clínicas, no geral, em parceria com outros profissionais.
 

Conheça um pouco mais através dos sites:

http://www.cboo.org.br/
http://www.croosp.org.br/


 

Leia Também:

Qual o seu tipo de "grau"?

A importância do uso dos óculos.

Importância dos óculos de sol vai além da estética.

Conscientização do uso de óculos de segurança.

Se toda panela tem sua tampa, todo rosto tem seu óculos certo, certo?

A importância do uso de óculos nas atividades físicas.

Faça o teste de Ishihara e descubra se você tem Daltonismo.


 

Email: projeto@olhosdobem.com.br

Tel.: (11) 95269-4160