Vai treinar ou participar de alguma prova? Então, trate de proteger seus olhos e dê mais atenção a esse cuidado. Durante uma atividade física ao ar livre, sua visão é afetada por fatores como vento, poeira e, é claro, os raios solares (que são extremamente perigosos).



O uso dos óculos na atividade física

O uso do equipamento de proteção individual (EPI) em algumas atividades profissionais e em determinados esportes é muito importante, não somente para a proteção do indivíduo, mas também para a melhora da performance e manutenção da saúde.



 

Todos os esportes onde o praticante está exposto à velocidade e ao tempo, requerem do mesmo uma constante proteção de seus olhos. O uso de lentes adequadas (óculos) promovem uma maior acuidade visual e a preservação das estruturas do sistema ótico. O olho, quando exposto ao vento sem proteção, fica extremamente ressecado. Adquirir óculos com proteção UV é importante, e nas lentes, nos próprios óculos ou manuais, deve-se observar se as lentes bloqueiam 99-100 por cento dos raios UVA e UVB. A exposição a estes raios pode queimar a superfície do olho. Outro motivo importante de uso de óculos é o impacto de objetos nos olhos. Poeira, galhos, folhas e pedras são comuns de baterem nos olhos e causarem algum tipo de lesão.

 



 

Ciclistas de estrada, MTBikers, corredores e atletas de Trail Run, tem também o inseto como grande inimigo de seus olhos. O choque de um mosquito, mosca ou outro inseto voador pode causar, além de lesões graves aos olhos, ACIDENTES. A possível perda temporária da visão, mesmo que em décimos de segundos, pode levar o praticante da atividade física a uma queda ou situação de risco.
 

Em caso de qualquer tipo de impacto no olho (sujeira, pedra ou insetos), pare o que está fazendo, não esfregue os olhos e os lave com água. Vá imediatamente ao pronto socorro e ao médico oftalmologista ou optometrista.
Ao fim de cada sessão de treino é importante lavar os olhos com água corrente. As lentes dos óculos devem ser limpas com produtos específicos para retirar a gordura ou sabão neutro e água. Para secá-las, use um tecido suave de micro fibra.


Ciclistas devem ficar atentos à escolha da armação de seus óculos. Armações muito fechadas em dias quentes e úmidos embaçam com mais facilidade. Armações que tem a parte lateral da lente muito grossa,deixam um ponto cego ao se olhar lateralmente.


Os atletas que usam óculos com grau podem encontrar alguns fabricantes que produzem lentes especiais para suas armações, assim como ”Clipes” que se adaptam a ela onde se insere a lente com o grau correto.


A escolha da cor da lente adequada é outro quesito importante e deve ser observada também por NADADORES , principalmente os de águas abertas, onde a posição e luminosidade do sol atrapalham a visão.
 

 

Saiba a cor adequada da lente a ser utilizada:



Amarela – lentes amarelas aumentam o contraste das imagens, bloqueiam a luz azul e reduzem o ofuscamento. São indicadas para quem dirige à noite, pois aumenta a visibilidade. Entretanto, são inadequadas durante o dia, já que reduzem a visão de contraste em ambientes com muita luminosidade.

Azul – são indicadas para uso em frente ao computador, pois mudam a visão das cores, eliminando os tons vermelhos e amarelos (é como enxergar em preto e branco); proporciona muito conforto.

Cinza – lentes cinzas podem ser usadas sob luz solar intensa; elas absorvem 75% de luz e não alteram as cores naturais. A cor cinza G15 é a que tem maior índice de aceitação por ser a que menos prova distorções de imagens; também são recomendadas para os hipermetropes.

Rosa – Seu auge foi em 1940 nos EUA, época em que a moda pedia inovações contínuas; porém, a cor rosa altera a percepção das cores e algumas pessoas sentem desconforto por isso; mas assim como as azuis, elas descansam os olhos; devem ser usadas em ambientes fechados e dias nublados, especialmente no inverno.

Marrom – absorvem até 80% da luz, aumenta o contraste e a percepção de profundidade. Indicadas em caso de Miopia e Astigmatismo.


 

Leia Também:

Qual o seu tipo de "grau"?

A importância do uso dos óculos.

Importância dos óculos de sol vai além da estética.

Conscientização do uso de óculos de segurança.

Se toda panela tem sua tampa, todo rosto tem seu óculos certo, certo?

O que é Optometria?

Faça o teste de Ishihara e descubra se você tem Daltonismo.


 

Email: projeto@olhosdobem.com.br

Tel.: (11) 95269-4160