Os óculos de proteção individual, também conhecidos como óculos de segurança, são produtos especiais usados em várias atividades profissionais, tanto comerciais como industriais, que requerem o uso recomendável ou obrigatório deste tipo de proteção. São usados por trabalhadores que manejam solda, vidro, produtos químicos, madeira, na medicina e diagnóstico laboratorial, manipulação de material biológico, onde haja a presença de radiação ultravioleta, aço, e muitas outras atividades.

A prevenção ou proteção dos olhos com esses óculos é extremamente importante, tanto pelo bem estar dos trabalhadores, como também para evitar acidentes no local de trabalho, que podem representar indenizações de valores muito elevados pagos pelos empregadores a seus funcionários.

Os acidentes com os olhos podem ocorrer inesperadamente e o trabalhador pode percebê-los prontamente ou somente horas mais tarde, quando aparecerem sintomas como irritação, ou sensação de corpo estranho no globo ocular. A incapacidade para o trabalho causada pelo comprometimento ocular é muito maior do que qualquer outro tipo de acidente e, por essa razão, todos os trabalhadores devem ser orientados a usar os óculos de segurança.

Os trabalhadores mais atingidos por acidentes da região ocular são das áreas de metalurgia, construção civil, marcenaria, mecânica, têxtil, cerâmica, indústria química, indústria de produtos alimentícios, transporte, pesca, artes gráficas e mineração.
Os ferimentos oculares mais encontrados são corpos estranhos, úlceras traumáticas e até perfurações do globo ocular. Os sinais mais habituais são: dor, baixa da visão, ardor, lacrimejamento, vermelhidão, sensibilidade à luz, secreção ocular e sensação de corpo estranho. Os motivos dos acidentes de trabalho oculares podem ser físicos ou por falta de supervisão. Entre as causas físicas enfatiza-se a falta de proteção eficaz, como os óculos de segurança, trajes impróprios, falta de iluminação adequada e ventilação do espaço de trabalho e a manutenção inadequada dos equipamentos de trabalho.

Todos os óculos de proteção devem ser estipulados de acordo com a precisão e função do funcionário e materiais de fácil limpeza dos mesmos devem estar sempre por perto.

Não apenas o trabalhador que executa o serviço deve utilizar esses óculos, mas também todos os funcionários que o cercam. Essas medidas de prevenção podem evitar desde acidentes como irritação dos olhos até cegueira total e irreversível.
No que diz respeito à supervisão, esta é uma medida de extrema importância na prevenção de acidentes oculares, devendo, no entanto ser permanente, de modo a sujeitar todos os funcionários da empresa. É necessário conscientizar todos os trabalhadores da importância da utilização dos equipamentos de proteção individual adequados. É incumbência da supervisão fiscalizar as situações de trabalho dos funcionários, provocando modificações para que estas sejam as mais apropriadas possíveis.



 

 

Leia Também:

Qual o seu tipo de "grau"?

A importância do uso dos óculos.

Importância dos óculos de sol vai além da estética.

Se toda panela tem sua tampa, todo rosto tem seu óculos certo, certo?

A importância do uso de óculos nas atividades físicas.

O que é Optometria?

Faça o teste de Ishihara e descubra se você tem Daltonismo.


 

Email: projeto@olhosdobem.com.br

Tel.: (11) 95269-4160